terça-feira, 29 de outubro de 2013

Por que #PecadoMortal não conseguiu elevar a audiência ainda?


Por André Lima
__________________________________________________

A novela de Carlos Lombardi, Pecado Mortal é aplaudida pela crítica especializada. Mesmo quem não gosta de assistir novela fora da Rede Globo não consegue negar a qualidade de uma super produção como é Pecado Mortal. A novela da 22 horas da Record é sim uma obra de arte. Bem escrita, com diálogos bem elaborados e sem nenhuma barriga até o presente momento.

Em poucos mais de 20 capítulos no ar. O grande mistério sobre a identidade do protagonista Carlão (Fernando Pavão) foi revelada. E outros mistérios estão por vir. Além de cenas de ação que foi o marco dos primeiros capítulos. Tem drama, uma dose na medida de comédia, romance e uma crítica social e política feita pelo autor que sabe brincar com as palavras e escrever de forma liberal e sem pudores.

Elenco afinadíssimo em perfeita sintonia. Onde o mais difícil é dizer quem consegue brilhar mais. Afinal, a equipe em si está bem homogênea no que diz respeito a qualidade de arte dramática e técnica.

Em 24 capítulos no ar, Pecado Mortal consegue acumular média de 7 pontos na grande São Paulo. Índices considerados baixos ainda para os padrões da novela. A melhor novela no ar atualmente. Sem sombra de dúvidas.

Mas antes de mais nada, em se tratando de perda de audiência, ela é generalizada. A Rede globo vem perdendo gradativamente audiência também. A diferença é que a Globo tem muita, então a perda é menos perceptível. 

Veja, Joia Rara, a novela mais cara da TV, que custa cerca de 800 mil por capítulo. Não raras vezes chega a marcar abaixo dos 20 pontos. O que para os padrões da Globo e do horário é baixíssimo.

A verdade é que muitas dúvidas existem sobre medições.

E por falar em dúvidas resta a dúvida: "Por que Pecado Mortal não consegue elevar os índices de audiência?"

As opiniões divergem neste sentido. E você o que acha?
Eis abaixo alguns dos possíveis motivos:

1. A audiência de Pecado Mortal é proporcional a audiência que a Record tem no momento no período noturno. Afinal a maior audiência é da série a Bíblia na quarta-feira e do Cidade Alerta que normalmente alcança 8 pontos diários.

2. O público das novelas da Record debandou para outro canal (aberto ou fechado).

3. Falha de medição, afinal no twitter a novela é sempre um dos assuntos mais comentados. E como se sabe, a grande maioria dos telespectadores de hoje assiste TV comentando nas redes sociais.

4. O público não se identificou com a história e preferiu mudar de canal.

Pense sobre isso e dê a sua opinião para o Portal Recordista, basta comentar abaixo e dizer o que pensa.

Abraços com respeito sempre.

André Lima
@andrem1lima