sexta-feira, 30 de maio de 2014

Crítica: #PecadoMortal a melhor novela do ano


E eis que as luzes dos anos 70 se apagaram. Pecado Mortal encerra o seu último capítulo na virada do ano. Adeus anos 70 e entra os anos 80. 

Carlos Lombardi foi um autor guerreiro e teve que se virar muitas vezes para manter a novela no ar. Alguns problemas aconteceram a começar pela impossibilidade de Betty Lago gravar um número maior de cenas. A saída da Mel Lisboa que alterou parte do roteiro e tantos outros. Mas os diálogos brilhantes de Carlos Lombardi e sua equipe de colaboradores não deixou a peteca cair.

Ficar elogiando elenco aqui seria chover no molhado. Mas não podemos deixar de dizer que Vitor Hugo foi o melhor ator da novela. Acompanhado de feras da arte dramática. Amparado por diálogos inteligentes, uma direção sensacional e somado ao seu talento que é inegável. Picasso entrou para a história da dramaturgia da TV.

Muitos duvidaram que Simone Spoladore seria a melhor escolha para substituir Bianca Rinaldi. Mas todos se enganaram, foi a melhor escolha. E ao lado de Paloma Duarte foram as protagonistas.

Façamos justiça, apesar da falta de texto para Jussara Freire, sempre que precisou ela marcou presença com a Donana. Ficou o mistério no ar, do que poderia ter acontecido para Carlos Lombardi desistir da personagem que ele prometera que seria " a vilã". E não aconteceu.

Mas nem tudo foram flores em Pecado Mortal. Lombardi não conseguiu decentralizar a história. Todas as tentativas de dar voz ao elenco secundário foram em vão. Salvo a Laura (Carla Cabral) que conseguiu um destaque maior. Os outros ficaram fazendo figuração o tempo todo para Carlão, Patrícia, Picasso e companhia.

Depois do capítulo 100, com a virada da novela, ficou visível que o Carlos Lombardi sentiu saudades da época que escrevia novela das sete na Rede Globo. O excesso de cenas de comédia rasgada prejudicou um pouco o roteiro belíssimo e diferente que ele prometeu. Mas passou, e quem gostou de Pecado Mortal, se manteve fiel até o final.

De tudo o que se pode garantir é: Apesar de uma falha ou outra, Pecado Mortal foi a melhor novela do ano até a presente data. Nenhuma novela Global foi capaz de ficar à frente da novela de Carlos Lombardi.

Vale ressaltar que Pecado Mortal foi a novela que mais movimentou elenco. Ouso dizer que foi a novela com maior número de participações especiais.

Belo e incrível trabalho.

André Lima