quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

#CrônicaDaTV: Erros e acertos na TV em 2014


Crônica da TV


Ela brilha em cena


Que Lucinha Lins é uma excepcional atriz, ninguém duvida. Mas o trabalho que ela vem desenvolvendo com a sua personagem em Vitória, a Zuzu, é de encher os olhos. É de arrepiar. Trabalho impecável. Seu trabalho está no gesto, no olhar sutil, na impressão da voz. Prestem atenção na sua personagem de agora em diante, pois Lucinha Lins vai roubar a cena.

Fazendo justiça


A imprensa renega e finge não ver. Mas esta ingênua coluna faz questão de vir a público para enaltecer o trabalho do ator Gabriel Gracindo como o vilão psicopata Iago em Vitória.

A concentração que um personagem com essa carga emocional exige de um ator, o Gabriel Gracindo tem de sobra. O personagem tem variações de humor e várias camadas que somente um bom ator conseguiria fazer. E Gabriel Gracindo tem conseguido isso.

A resposta do público que acompanha a novela não deixa dúvidas.

Palmas para Gabriel Gracindo.

Mudando de assunto...
Ana Paula Padrão leva padrão à TV Bandeirantes


A Record não soube aproveitar a grande profissional que a Ana Paula Padrão é. Uma jornalista consagrada pelo público, e várias vezes, escolhida como a jornalista de maior credibilidade no país. Resolveu não renovar contrato com a Record porque ela queria algo diferente. Ela gosta mesmo é do trabalho direto com as pessoas. Ela não queria mais bancada.

Um leitor do Portal Recordista, Fagner Vilela, procurou esta coluna para indicar essa pauta. E vale a pena prestar atenção. A pergunta é simples: “Por que a Record não propôs à Ana Paula Padrão um programa como ela queria? “. Ou será que propôs e ela não aceitou?

A jornalista vem se mostrando muito feliz apresentando o reality caça talentos na TV Bandeirantes, o Master Chef. Sinal de que ela não queria ficar longe da TV. Isso é uma coisa, a outra é que ela chegou para o dono da TV Bandeirantes e propôs fazer uma matéria jornalista em campo, sobre o vírus Ebola. A Band assumiu os gastos e deu carta branca pra ela fazer. E mais uma vez, Ana Paula Padrão provou que não tem padrão só no nome. Ela é padrão de qualidade.

A Ana Paula Padrão poderia, sem causar nenhum ônus à TV Record, assumir programa como o Hoje em Dia ou o Programa da Tarde. Ou até mesmo ter um programa só dela do jeito que ela queria. Seria retorno certo.

E o Menino de Ouro... vai fazer o quê?


Não foi por falta de avisos. Tanto de quem entende de TV quanto de seus amigos pessoais, incluindo Marcelo Rezende, que foi quem batizou Luiz Bacci como o “Menino de Ouro”.

O jovem profissional e de talento resolveu partir para a Bandeirantes, em nome de um salário bem maior e a promessa de dois programas. Ele queria, porque queria um programa com plateia. Pois bem, a Band deu a ele esse tal programa, com a promessa de fazer algo mais ligado ao entretenimento sem deixar o jornalismo de lado. E o que se viu foi um show de horrores. E o “Tá na Tela” requentando matérias que foram amplamente aproveitadas e usadas na TV Record.

O programa “Tá na Tela”, hoje, comemora quando consegue picos de segundo lugar, mas normalmente termina em terceiro ou quarto lugar na média. Só vai razoavelmente bem, quando tem algum acontecimento ao vivo ou algum caso sensacionalista.

E o programa não durou quatro meses. Já foi cancelado. Luiz Bacci, tem agora, para 2015 a missão de elevar os índices do jornal que não deu certo na Band no horário da manhã, o “Café com Jornal”, que, quando alcança 0,5 pontos de audiência (isso mesmo, zero vírgula cinco) é o seu máximo. Ele vai assumir o jornal. E ainda, um programa, ainda não se sabe qual, no domingo, antecedendo o Pânico.

E agora? Será que o Menino continuará de Ouro?

2014 - A Hora do Faro chegou ...


A mudança de dia de exibição do programa do Rodrigo Faro foi no susto, e aos poucos ele foi se adaptando. Demorou para encontrar o tom, mas por fim, tem conseguido. Com quadros mais alegres, com convidados e o destaque para o seu bom humor e o seu sempre bem-vindo estilo familiar na TV. Juntando a uma pitada de emoção. Pronto, está aí a receita de sucesso para um programa de domingo. Consolidado já no horário, sempre vem se saindo bem, mesmo com uma concorrência quase injusta. NNo SBT, Eliana, Na Globo, Futebol e Domingão do Faustão. Rodrigo Faro tem se mantido firme na guerra dominical. Foi um grande acerto da Record.

A Fazenda 7 - Troca de direção ou de apresentador?


A Fazenda tem perdido público e anunciantes. O diretor, ora se sai bem em suas escolhas, ora se sai mal. Nesta última edição, ficou claro que existe uma mudança nas regras do jogo, onde na verdade a regra é quebrar e mudar as regras. Claro, sempre visando "favorecer" um ou outro participante chamado de polêmico. Resta saber até onde isso pode ser positivo.

De outro lado, nesta última edição, marcada por erros tanto de direção quanto do apresentador Britto Jr. que se desdobrou para não perder seus "merchans" no Programa da Tarde. Sua jornada dupla de trabalho atrapalhou e muito seu desempenho como apresentador. Ao ponto de brigar ao vivo com o diretor e ainda ser ignorado pelos participantes "brigões" de A Fazenda 7 em dia de votação ao vivo.

Algo precisa ser revisto urgente. 

Promissor 2015 ... será?


E para o ano de 2015, muita coisa pode acontecer. Além da mudança de Luzi Bacci na Band. A TV Record também começa a ser organizar para ter uma programação mais consistente.

Tem a volta de Gugu Liberato. A chegada de César Filho com dois programas, dentre eles, um reality show apresentado junto com sua esposa.
A primeira novela bíblica no país, “Os Dez Mandamentos”, já em gravação a todo vapor.

A segunda novela de Gustavo Reiz, “Escrava Mãe”.

Milagres de Jesus, segunda temporada, desta vez, de segunda a quinta.

A segunda temporada da bem-sucedida série “Conselho Tutelar”.

Mudanças de grade e a tão falada, “dança das cadeiras” nos programas “Hoje em Dia” e “Programa da Tarde”.

Além da dúvida da contratação de Xuxa.

Vamos aguardar para ver como será ...


Por : André Lima
Twitter : @andrem1lima
Edição de imagens e colaboração: Rafael Oliveira