quinta-feira, 26 de março de 2015

#CrônicaDaTV: #FimDaGlobo? #Babilônia dá menos audiência que #AltoAstral



Por André Lima
__________________________________________________

A situação da Rede Globo não é, nem de longe, como era há alguns anos. A sua novela das 21:30 horas, que sempre a maior audiência do canal e consequentemente o horário mais caro da TV para os anunciantes, sofreu ontem (26), uma derrota um tanto quanto inusitada.

A novela das 19 horas, Alto Astral, que também não é nenhum fenômeno de audiência, venceu a novela “Babilônia”.

Alto Astral fechou com 25,3 enquanto a novela “fenômeno” marcou 24,9.

Além da derrota para a novela das sete. Babilônia empatou com o Jornal Nacional, que também não anda bem “das pernas”.

Além deste fenômeno, cabe ao leitor analisar uma questão que nos leva, no mínimo, a levar em conta o fato de o Instituto do IBOPE, dentro em breve ter uma forte concorrência, a GFK que também vai aferir os índices de audiência.

Seria isso, uma aferição real, desde sempre, mas sendo corrigida gradativamente, antes que a GFK comece a divulgar seus números?

Vale lembrar também que a Rede Globo não quis assinar com a GFK. Estranho ou não, desde o início do ano, os números da Rede Globo, salvo raras exceções, têm sido bem aquém do que a “toda poderosa platinada” costumava dar.

E não é só novela e Jornal Nacional que está em crise. O programa Vídeo Show vem sofrendo derrotas rotineiras para o Balanço Geral SP com apresentação do Reinaldo Gottino. A Rede Globo, que apostava no “talento” do Zeca Camargo, viu o programa ir, gradativamente, para a segunda colocação e às vezes para a terceira.

Seria este, o início do fim de uma hegemonia discutível?




Em contrapartida, a Rede Record, que toda a imprensa noticiava o fim da dramaturgia e do RECNOV. Vê hoje, a crescente audiência do horário nobre do canal com a estreia da novela bíblica “Os Dez Mandamentos”, a situação mudou de figura. O Jornal da Record que mudou de horário e entra no ar após a novela, elevou os índices de audiência que a novela anterior, Vitória, costumava dar. Saltou de 6 para 9 pontos. A novela nova, Os Dez Mandamentos, está segurando 12 pontos em um horário concorrido, onde o SBT já está consolidado desde a estreia de Carrossel. Hoje, com Chiquititas.

E agora, aqueles contratados da Record que abandonaram o barco por conta de audiência? Vão pedir para voltar?

Outras Crônicas