terça-feira, 7 de abril de 2015

#CrônicaDaTV: Com estratégia equivocada SBT faz divulgação gratuita de #OsDezMandamentos





Em crescente audiência ...

A novela bíblica da Record reconquistou o telespectador que tinha deixado o canal. Com audiência crescente, Os Dez Mandamentos, escrita por Vivian de Oliveira tem sido a maior audiência do canal.
Nesta segunda (06-04) a novela bateu mais um recorde de audiência em São Paulo, marcando 14,2 pontos. Garantindo segundo lugar isolado.
Em 11 capítulos, a novela, Os Dez Mandamentos, garante uma surpreendente marca de 12,2 pontos em São Paulo.

Estratégia acertada ...

Se tudo continuar seguindo nesta estratégia. Se a Record não meter os pés pelas mãos e se empolgar demais com os excelentes resultados e começar a fazer trocas e esticar a novela até mais tarde. Tudo caminha para uma retomada de sucesso do canal no Prime Time.

Veja gráfico da audiência de Os Dez Mandamentos nos primeiros 11 capítulos



A Record inverteu os horários do Jornal da Record com a novela e o resultado está no ar. Os Dez Mandamentos começa com uma boa audiência herdada do Cidade Alerta e mantém, e na maioria das vezes eleva.
Os Dez Mandamentos entrega em alta para o Jornal da Record, que tem conseguido segurar nos dois dígitos, quando menos, garante nove pontos. No horário, antes desta mudança, a Record tinha de 5 a 7 pontos, no máximo.

O Jornal da Record, conseguindo bons resultados, entrega para o jornalístico na segunda, Repórter Record Investigação, e este garante bons resultados também. Nas terças, quartas e quintas, quando o Gugu recebe do Jornal da Record,os resultados também têm sido muito bons.
Não raras vezes, depois da estreia de Os Dez Mandamentos, as noites da Record têm garantido dois dígitos de média das 18 horas à meia noite.

A primeira semana da novela bíblica foi colocada no ar sem intervalo. Estratégia que garantiu excelentes resultados não deixando o telespectador pensar em mudar de canal. Na segunda semana, a Record inseriu um intervalo comercial com duração de seis minutos. E o telespectador continuou ligado, já com a segunda fase da novela em andamento. Em alguns momentos, no break a audiência subia.

Nesta terceira semana, que começou na segunda (06-04) a Record inseriu os dois intervalos e qual o resultado? O telespectador não trocou de canal. Pelo contrário, atraiu mais espectadores que acompanharam o julgamento de Moisés.

Mas...

Em contrapartida, uma estratégia perigosa foi colocada no ar na noite desta segunda. A Record deu uma esticada no capítulo, levando Os Dez Mandamentos até às 21:40. Deu bons resultados, a novela chegou a picos de 16,1.

Minha preocupação não é com os números, mas com a alteração na edição original dos capítulos. Os ganchos dos capítulos anteriores fechavam a noite com chave de ouro, deixando o telespectador com o desejo de: “Quero que chegue logo amanhã para eu ver o que vai acontecer”. Na noite de ontem, o gancho não foi dos melhores. Mas espero que tenha sido somente para dar uma “barrada” no relançamento da novela “fracasso” na concorrente, Babilônia que não agradou o telespectador ainda.

Por falar em estratégia...

Uma cabeça “pensante” lá pelos lados do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, teve a brilhante ideia de colocar no ar no sábado (3-04) o Filme “Os Dez Mandamentos”. A estratégia do canal seria antecipar o final da história de Moisés e com isso fazer o telespectador da novela da Record perder o interesse e migrar para a reprise de Carrossel e a novela inédita em fase final, Chiquititas.

Pelos números, você pode ver que o tiro saiu pela culatra. O filme só chamou a atenção do telespectador que ainda não tinha visto a novela a acompanhar. A Record agradece imensamente à divulgação gratuita. Não foi desta vez.

Agora alguns pontos curiosos sobre Os Dez Mandamentos ...

1 – Jornalista que tenta boicotar a Record

A novela é impecável. Portanto não cabe fazer crítica sem propósito que cairiam em descrédito total. Um jornalista, não sei de onde ele tirou que a Record tinha invertido os horários e colocado o Jornal da Record primeiro e só depois Os Dez Mandamentos para enfrentar Babilônia. De acordo com ele, escrevendo cheio de “verdades e com propriedade”, A novela ficou em terceiro lugar perdendo para Carrossel.

O jornalista assumiu o erro, trocou o título mas manteve o texto, indiretamente, colocando a Record em “maus lençóis”. Não deu certo, virou piada.

2 – O Autor da novela mais ou menos da Globo, Império resolveu se pronunciar...

Escreveu em seu blog que é coisa de gente idiota autores quererem começar novelas no exterior. Essa alfinetada foi feita, primeiramente para seus colegas, onde as novelas globais, em grande parte têm uma “introdução” em locais fora do Brasil. Mas, claro, ele precisava chamar a atenção, pois estava com tempo livre para isso e resolveu criticar a Record por fazer uma “novela egípcia”.

De repente ele queria que a novela “Os Dez Mandamentos” fosse feita no morro do Alemão.

Então é isso...

A segunda fase da novela está com um elenco espetacular. Que nos faz torcer, vibrar, se irritar, tomar partido. Isso é um folhetim de grande valor. A gente volta a torcer os “mocinhos” da história. Deixando de lado o modismo de endeusar vilões.