quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

#VisãoCrítica - Globo Copia Formato De Chamadas Da Record

Muito se fala que na tv “nada se cria, tudo se copia”. Quem disse foi o maior comunicador da tv brasileira, “Chacrinha”. Frase muito popular nesse mundo de redes sociais e televisivo também que, é a mais pura verdade. Para que criar, se podemos copiar o que o vizinha já criou, ou copiou de alguém? Pois é, tem emissora de tv que copia de forma tão “primorosa” que até atribui propriedade na cópia que foi copiada de uma outra tv que copiou de alguém que também copiou. É mais ou menos isso.

Ninguém fala quando a Record no seu infinito esforço para trazer uma outra opção para as telas da tv em seus programas investe pesado e sempre vem apresentando algo novo em sua grade. Inclusive, inovando em chamadas de programação do canal. São as melhores. Mas quando julgam que ela copiou algo de outra emissora, chove piadinhas e críticas à emissora. Tem até um nome tosco que inventaram, essa mania infantil de juntar dois nomes e formar um só. Pois bem, já vi, por diversas vezes pessoas que acham que entendem de tv chamar a Record, a emissora que mais investe no país de “ReCópia”. Mas, quando se trata de Globo, tudo que é cópia, por incrível que pareça é chamado de inovador e criativo.

Nem vou incluir o SBT nesse assunto, porque nem para copiar a emissora do Silvio Santos se dá ao trabalho. Deixa SBT com suas reprises das reprises já reprisadas tantas vezes, no canto dele (terceiro lugar).

Você deve estar se perguntando: mas por que esse assunto agora?
Eu te respondo: Existe uma equipe de chamadas nesse país, que é a melhor equipe de todos os tempos, sem dúvida. Essa citada equipe está na emissora que sempre vem trazendo novidades, inovações, que não mede esforços para trazer o novo de forma agradável, essa emissora é a Record.

E não poderia ser diferente, nesse mundo onde tudo se copia, até a chamada feita pela equipe de chamadas da Record foi copiada pela equipe de chamadas da Globo. Isso mesmo, a Globo COPIOU o formato de chamadas da Record. Pode isso, Arnaldo?

A regra é clara: quem copia, não tem o direito de dar propriedade na cópia, caso isso faça, comete crime de plágio.

Mas como se trata de Globo, todo mundo, ou quase todo mundo, porque eu não faço parte disso, aplaude como se fosse uma criação global.

Dentre as chamadas copiadas pela Globo, pegamos uma como exemplo para que vocês possam comparar com a da Record.

Veja no vídeo o formato de chamada que a Globo copiou da Record:



Compare agora com o formato origina da Record, criado pela sua competente equipe de chamadas


O vídeo se trata de uma chamada em que o Gugu, para anunciar o seu retorno à Record, interrompe a chamada do Hora do Faro.




Crédito vídeo - chamada Gugu

Visão Crítica: 


Rafael Oliveira
Twitter: @FaaelOliiveira

Colaboração:






 André Lima
Twitter : @andrem1lima