quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Análise dos Programas de Auditório da Record




Hoje o Portal Recordista vem analisar os programas de auditório da Record, os pontos positivos e negativos de cada um e  trazendo a audiência.


Vamos começar com Xuxa Meneghel, apresentando às segundas no fim de noite, está com audiência em baixa para a vice-liderança, gira em torno entre 4 e 7 pontos de média* na Grande SP, o programa está se reiventando, apostando em entrevistas, gravações externas, se tornando um talk show. Entretanto, o formato cairia bem no sábado a tarde, nas segundas, o programa precisaria apostar em muito show e música, entrevistas polêmicas no palco e no ao vivo, recorrendo até o Jornalismo.

Xuxa está nas segundas ás 22h45
Foto: Blad Meneghel
Vamos analisar o "Programa do Gugu", o programa marca entre 8 e 10 pontos de média*, vem apostando em entrevistas exclusivas e em externas, homenagens, "testes da vida real" e brincadeiras nas casas dos entrevistados. Outro programa de auditório que está mais para talkshow (programa de entrevistas).

Gugu na casa de Narcisa
Foto: Reprodução/Record
Chegando aos sábados à noite da emissora, temos o "Programa da Sabrina", o melhor dos programas de auditório na minha opinião, marca entre 7 e 9 pontos de média*, atingindo a vice-liderança isolada no horário. O programa aposta em entrevistas com famosos, viagens internacionais e nacionais, música e games no palco. Completo e sem recorrer ao sensacionalismo e ao choro.

Sabrina entrevistando Gusttavo Lima
Foto: MGM/Record
Após o "Programa da Sabrina", temos o "Legendários", com Marcos Mion, programa existente desde 2009 e o mais antigo que está no ar. Já sofreu várias reformulações ao longo dos anos, é o programa que usa quase 100% do palco. Aposta em shows de cantores, brincadeiras, competições entre anônimos, recebe youtubers, o "Vale Apena Ver Direito" que satiriza participação do convidado em programas antigos e histórias de vida de crianças. Marca entre 6 e 8 pontos de média na Grande SP.

Marcos Mion comanda o "Legendários" desde 2009.
Foto: Veja Abril
Aos domingos, dia principal da TV Aberta, a Record aposta em Geraldo Luís, com o Domingo Show, das 11h até 15h30, o programa é vice-líder desde 2014 e alcança a liderança por diversas vezes. O "Domingo Show" aposta em histórias dramáticas, shows, assistencialismo, mostra o passado das celebridades e como anda os "sumidos da TV". Ao longo do tempo que está no ar já recebeu vários cantores gospel, uma realidade que não é comum na Record. É caracterizado pelas reportagens longas e anônimos que querem ser famosos. Marca entre 7 e 10 de média com picos de 13*. Mas apostaria em quadros divertidos para revezar com os dramáticos, de choro, homenagens a artistas da Record no palco e quadro de humoristas.

Geraldo alcança liderança
Foto: Reprodução/Record
"A Hora do Faro" com Rodrigo Faro encerra a lista de programas de auditório analisados pelo PR.  O programa anda muito bem na audiência, vence Eliana, principal concorrente e alcança picos de liderança na Grande SP. Aposta em histórias de superação, "reencontros amorosos", quadros de transformação, assistencialismo, "pegadinhas" com famosos, shows e o "Dança Gatinho", quadro mais famoso de Faro, onde ele se transforma em um cantor e dança junto com o "homenageado". O programa carece de quadros divertidos, alegres, games e que não sejam longos, mesmo costume do "Domingo Show". 

Rodrigo Faro no último programa


*Cada ponto equivale a mais de 69.000 domicílios e 197.000 pessoas na Grande SP.


Por Elthon Ribeiro
Twitter: @elthonfribeiro

Portal Recordista