segunda-feira, 14 de novembro de 2016

"Domingo Espetacular" está sendo espetacular mesmo?


O "Domingo Espetacular" apresentado por Paulo Henrique Amorim, Janine Borba, Patrícia Costa e Thalita Oliveira, vai ao ar todos os domingos na Record, das 19h30 até 23h15. Mas está sendo espetacular mesmo?

Logotipo do "Domingo Espetacular"

Ao longo dos anos, o programa teve mudanças na apresentação, no cenário e no horário. Porém, hoje em dia, poucos quadros do "DE" são interessantes, temos o "50 por 1" com Álvaro Garneiro que visita lugares impressionantes e culturas pelo mundo, apesar da duração curta, conhecemos povos, lugares e culinárias exóticas e surpreendentes. 


O "Bichos Curiosos" é o quadro de maior audiência, aposta em vídeos de animais da internet e dos telespectadores narrados de maneira engraçada por Paulo Henrique Amorim, não combinando bem com o estilo do programa.

O que se percebe é que ao assistir o programa inteiro, que estamos diante de "dois programas em um", até às 21h, competindo com o "Domingão do Faustão", a revista eletrônica aposta em quadros de animais, reportagens leves, curiosas e na área de saúde e alimentação (pesquisas internacionais).

Após às 21h, temos o programa mais focado em reportagens policiais, apesar de "no meio", veicular o "Mitos e Verdades", quadro de  saúde e alimentação que está no ar há um bom tempo e se tornou repetitivo. 

O "Domingo Espetacular" precisa voltar a ter as "grandes reportagens", entrevistas exclusivas e de denúncia, contratar novos repórteres. Quem sabe o Roberto Cabrini do SBT ou até mesmo o Domingos Meireles que está fora do ar?

Os documentários, viagens internacionais, giro de notícias "ao vivo", notícias da economia, política e esportes, praticar o "jornalismo verdade" (sem denegrir ou favorecer político A ou B), além de quadros novos poderiam dar um gás novo ao "Domingo Espetacular" e se tornar "espetacular" de verdade. 

E claro precisa mudar os cenários, logotipo, vinhetas, dando um novo visual ao programa que está com mais de 10 anos no ar. E refletir se quatro apresentadores é necessário ou não para o programa?

Atualmente o programa marca entre 10 e 13 pontos de média*, sendo vice-líder e uma das maiores audiências da Record.

Porém, nos últimos domingos, perdeu para o "Programa Silvio Santos" do SBT.


Apresentadores do "Domingo Espetacular"
Foto: Na Telinha

*Cada ponto equivale a mais de 69.000 domicílios e 197.000 pessoas na Grande SP.


Por Elthon Ribeiro
Twitter: @elthonfribeiro

Portal Recordista