quinta-feira, 10 de novembro de 2016

As novelas da Record fazem sucesso na programação

Hoje, o Portal Recordista em mais uma análise crítica vem apontar, discutir e sugerir sobre as novelas da Rede Record.

Atualmente, as novelas reprisadas da tarde da Record são: Amor e Intrigas e Vidas em Jogo e a noite são: Escrava Mãe e A Terra Prometida.

Amor e Intrigas está no ar desde maio de 2016, de autoria de Gisele Joras e direção de Edson Spinello. A sua primeira exibição foi entre 2007 e 2008. Fez sucesso na primeira exibição e no ar alcança a vice-liderança isolada ou empatada com o SBT com médias entre 6 e 8 pontos de média na Grande SP*.A sua história é melodramática, estilo mexicana, com vilão, vilã, mocinho e mocinha bem definidos, conta com grandes atores como: Luciano Szafir, Ester Góes, Renata Dominguez e Vanessa Gerbelli. Apesar de longa e que tem cenas violentas para a tarde, a escolha foi acertada. Na minha opinião, Os Mutantes ou Alta Estação seria ótimas novelas para o horário e que renderia ótimos índices de audiência. A novela fica até Fevereiro de 2017. Indo ao ar de segunda a sexta das 14h45 até 15h45.


Protagonistas da novela "Amor e Intrigas" interpretados por Luciano Szafir e Vanessa Gerbelli


Vidas em Jogo está desde Setembro no ar, de autoria de Cristianne Fridman e direção de Alexandre Avancini. Exibida pela primeira vez entre 2011 e 2012, com mais de 240 capítulos. Um dos maiores sucessos não bíblicos da Record nos últimos anos.

Tendo como cenário a cidade do Rio de Janeiro, a trama discorre sobre o quanto o dinheiro pode mudar a vida das pessoas. André Di Mauro, Simone Spoladore, Betty Lago, Denise Del Vecchio, Amandha Lee, Paulo César Grande, Ricardo Petraglia, Sacha Bali e Sílvio Guindane interpretam os dez amigos que ganham um prêmio de 200 milhões de reais em um bolão da loteria, tendo que cumprir missões estabelecidas antes para ficarem com o dinheiro. Thaís Fersoza, Lucinha Lins, Luiz Guilherme, Marcos Pitombo, Vanessa Gerbelli, Leonardo Vieira, Sandro Rocha e Beth Goulart completam os demais papéis centrais da trama.

Para ser exibida à tarde, foi necessário cortes na sua edição, pois na época da primeira exibição tinha classificação indicativa de 14 anos e agora é classificada para maiores de 10 anos, possibilitando a exibição em qualquer horário. Atualmente marca entre 4 e 6 pontos de audiência na Grande SP*. Indo ao ar de segunda a sexta das 15h45 até 16h45.


A novela fica até a metade do próximo ano. A substituta, na minha opinião poderia ser Ribeirão do Tempo.

As novelas da tarde ajudaram a levantar audiência das tardes da Record em São Paulo e no Brasil, comparado aos programas exibidos no horário alguns anos atrás.

Foto: R7.com

 A novela “Escrava Mãe”, autoria de Gustavo Reiz e direção de Ivan Zettel, desde a sua estreia em 31 de maio deste ano, tem médias entre 9 e 12 pontos de audiência* na Grande SP, competindo com a novela das sete da TV Globo de grande sucesso (Haja Coração/ Rock Story) e com o telejornal SBT Brasil, ambos já consolidados nas suas emissoras. 

Mas acima da audiência, a produção é elogiada desde o seu princípio pela qualidade do elenco, produção, figurino, fotografia, edição e o enredo, claro. Não sei se o tempo maior desde as gravações no ano passado até a finalização da edição favoreceram os cuidados com a novela, mas é uma trama que tem todos os elementos dignos de um folhetim, ação, romance, humor, drama, vilões, mocinhos...Conforme já dito aqui.

Escrava Mãe tem em seu elenco atores como: Thais Fersoza, Pedro Carvalho, Fernando Pavão, Jussara Freire, Luiza Tomé, Bete Coelho, Cássio Scapin, Zezé Motta, Raphael Montagner, Nill Marcondes, Paulo Nigro, Roberta Gualda, Gabriela Moreyra, Milena Toscano, Adriana Londoño, Roger Gobeth, Mariza Marchetti, Karen Marinho, Neuza Borges, Luiz Guilherme e vai ao ar de segunda a sexta, ás 19 e 40, logo após o jornalismo local ou "Cidade Alerta".

A novela vai até Janeiro de 2017, dando lugar a reprise compacta "Escrava Isaura".

Logotipo da novela "Escrava Mãe"



Foto: R7.com

      “A Terra Prometida”, novela bíblica da Record que narra à conquista e divisão das terras de Canaã, liderada por Josué (Sidney Sampaio) e Calebe (Milhem Cortaz).

          A trama marca 15 pontos de média na Grande SP, alcançando a vice-liderança isolada, desde a estreia em Julho. A novela evoluiu bastante, com ação, drama e romance na dosagem certa. Destaques nos últimos capítulos para atuação da Rainha Kalesi (Juliana Silveira), Rei Marek (Igor Rickli), Tíbar (Leonardo Franco), Raabe (Miriam Freeland), Josué (Sidney Sampaio), Acã (Kadu Moliterno) e outros, que deram um show de atuação. Os efeitos especiais para o Rio Jordão e a Queda das Muralhas foram razoáveis, sem maiores problemas.
Não só de guerra e ação vivem uma boa novela, apesar de algumas falhas como: a fase “barriga” (sem grandes acontecimentos), em alguns momentos abusaram dos flashbacks (cenas que já passaram, lembranças dos personagens), o caso da "falsa mãe de Aruna", não focar muito no texto bíblico e abusar de "conflitos familiares".

O núcleo das crianças na novela com os “Lagartos Gosmentos” foi importante para equilibrar e divertir o público, sob o comando de Kalu (Fabrício Assis), no Reino de Jericó e agora no Reino de Ai.

Na próxima semana, Josué conquista a cidade de Ai e vence o rei Durgal, o chefe de guerra Yusseff e mata outros guerreiros. A novela vai até Fevereiro de 2017, dando lugar ao "O Rico e o Lázaro".


A Record que só teve uma novela em um período, hoje conta com 2 novelas reprisadas e 2 inéditas. Quem sabe um dia, a Record volta a ter 3 novelas inéditas como nos anos 2007/2008. Em 2017, terá três novelas reprisadas e uma inédita e na metade do ano, volta a ter duas inéditas e duas reprisadas.
A Record poderia ter apenas uma novela reprisada com duração de 1h15, entre 15h e 16h15, para não acabar com o estoque de novelas a ser reprisadas da emissora e começar a re-reprisá-las.

*Cada ponto equivale a mais de 69.000 domicílios e 197.000 pessoas na Grande SP.

Por Elthon Ribeiro
Twitter: @elthonfribeiro

Portal Recordista