terça-feira, 1 de novembro de 2016

Atriz mineira, Priscila Uba se destaca como atriz revelação na Tv aberta

“Acredito em uma construção de ator operário, nunca estaremos totalmente preparados, quem se acha um ator pronto está morto nesse ofício! ”

Priscila Uba
Foto: Marcio Carvalho

Ela é conhecida do público na TV aberta somente agora, mas, Priscila Uba já tem experiência como atriz já faz dez anos. Durante esse seu percurso ela transitou entre o teatro em São Paulo (última peça dirigida pelo grande Elias Andreato) e realizou alguns seriados na TV a cabo e fez cinema. Públicos diferenciados. 

“Com a novela em canal aberto o "Grande público " tomou conhecimento do meu trabalho e isso é transformador e muito gratificante, tem uma energia em massa mágica que transborda. ”

Ela não foi a vencedora do Concurso no Programa Xuxa Meneghel que escolheu uma atriz para um papel na novela, A Terra Prometida, foi finalista, e mesmo perdendo ganhou um papel por ter caído nas graças do diretor, Alexandre Avancini.

Ao falar com o Portal Recordista, a atriz conta em detalhes sobre as fases de sua personagem:


Paulo C. Grande - Priscila Uba - Miguel Costa - Alexandre Slaviero

Na primeira fase TIRDA, antes do casamento, ela é uma menina doce, inocente, insegura com tudo. Tive que relembrar a minha "menina inocente" a Priscilinha mineirinha do interior. TIRDA tem caráter e uma verdade visceral, além da FÉ inabalável que admiro muito e contribui a cada instante para a minha própria fé.

Na segunda fase após o casamento com o Líder tribal, Haniel ( Paulo Cezar Grande), acontece essa transição de "menina - mulher", adquiri muita sabedoria de forma intuitiva e feminina, de uma beleza extrema, mas de carácter sutil, tornando- se a estrutura do núcleo e modificando -o com uma "grande arma " o AMOR.
 
O desenvolvimento da personagem é de uma tal sutileza que encanta e transmite força com o passar do tempo, deferente da Tirda que se apresenta no início da trama.

Portal Recordista: Você participou do concurso no Programa Xuxa Meneghel para estar na novela, foi para final e mesmo não vencendo por que acredita que foi escalada para elenco?

O concurso foi um Plus. Eu tinha realizado um primeiro teste antes e foi nesse que passei e claro tendo a oportunidade de mostrar mais meu trabalho durante o concurso que acredito que contou muito para ser escalada na novela, eles me testaram em várias personagens.

O concurso foi um dos momentos mais desafiantes que tive na profissão; já realizei tantos testes que não ficava mais nervosa, mas ali, Meu Deus! O coração parecia que ia sair pela boca (risos). Acredito por ter a sensação que um sonho estava prestes a realizar e isso além de ser fascinante, dá muito medo.... Tipo, chegou a hora e é agora! (risos). 

Fazer um teste e você decidir para quem contar é uma coisa, colocar sua escolha de vida para todos julgarem e ainda ao vivo, um misto de TV e teatro, pois o público estava ali pulsando o que via a cada instante.

E meu pai muito sábio me orientou em minutos, pois tive meia hora para decidir se aceitava ou não o desafio. " Minha filha, a profissão que você escolheu, você será julgada para o resto da vida. Então por que o receio? É somente mais um desafio, e você pode encarar mais essa. Te espero na novela" sempre com muito bom humor (risos).  Desliguei o telefone, respirei fundo e foi isso que fiz.

Cheguei até a final, mas realmente a personagem não se encaixava no meu perfil, e nas minhas concorrentes perfeitamente, desde que peguei a cena, na primeira leitura já via que aquele personagem não me vestia, mas me esforcei e encarei de frente; e foi o que os jurados disseram. Estava de certa forma muito satisfeita com o que tinha apresentado como atriz e também em saber desde o início que foi um dos melhores testes da novela, ali era somente mais uma oportunidade, pois meu teste real da novela tinha realizado 3 meses antes.

Quando terminou o concurso o nosso diretor Geral, Alexandre Avancini veio me cumprimentar   e me disse " até A TERRA PROMETIDA,"!  Aquelas palavras alimentou mais uma vez uma esperança que estaria nesse elenco, e aqui estou com minha doce, TIRDA! E o que posso dizer é que tudo valeu a pena!

Sobre o seu ofício como atriz e seus desafios na carreira, a atriz fala sem titubear:

A execução de um novo trabalho será sempre em cima do desconhecido e alimentando desafios a cada tomada e isso é o fascinante da profissão, mas claro que as experiências anteriores vão estabelecendo estofo para as futuras, ficamos mais seguros e ousados, por mais que a sutileza do desconhecido tem um tal mistério que traz sempre fascínio para o público. E esse é um dos nossos objetivos, encantar o telespectador!

Pedimos para a Priscila Uba falar sobre as novidades na carreira, além da novela, A Terra Prometida:

Nesse ano além da novela, estou estreando dois seriados que já tinham sido gravados ano passado aqui no Rio de Janeiro para  TV à cabo. A série "E aí comeu " no multishow  e a Segunda temporada de " Magnifica 70" na HBO com Carolina Jabour e Claudio Torres.

De resto continuar firme na minha caminhada artística. E o futuro? Ah, isso a Deus pertence. Mas logo teremos novidades. (risos).

Você poderá acompanhar a atriz, Prsicila Uba, vivendo a Tirda em A Terra Prometida, de segunda a sexta após a novela, Escrava Mãe, na TV Record.


Texto de:






 André Lima
Twitter : @andrem1lima


Colaboração:








Rafael Oliveira
Twitter: @FaeelOliiveira