sábado, 17 de dezembro de 2016

Erros e Acertos da Record em 2016 - Retrospectiva - Parte 1



ACERTO EM 2016

O primeiro acerto da Record no ano de 2016 a ser analisado pelo Portal Recordista é a novela “Escrava Mãe”, de Gustavo Reiz e direção de Ivan Zettel.

A trama depois de mais de 6 meses de ter sido totalmente gravada, foi finalmente levada ao ar no dia 31 de maio de 2016, às 19h30, concorrendo diretamente com a novela das sete da TV Globo, Haja Coração.

Depois de 100 capítulos levados ao ar, “Escrava Mãe” é bem elogiada pelo público e crítica, tem uma audiência que na maioria das vezes está nos dois dígitos em São Paulo, e no Nordeste é um sucesso, sendo uma das maiores audiências das emissoras afiliadas.

A Record perdeu o medo e apostou em “reativar” o segundo horário de novelas, que havia sido “fechado” desde o fim de “Rebelde”.

O problema para 2017 é que a emissora mais uma vez por falta de planejamento, irá colocar a reprise de “A Escrava Isaura” no lugar de “Escrava Mãe”, para que “Belaventura” possa estrear em Abril de 2017.





ERRO EM 2016

O principal erro na grade da Record foi Xuxa nas segundas-feiras de noite, pois já foi provado que não funcionou nesse horário, e em 2016 perdeu quase que em todas as edições para o “Programa do Ratinho” do SBT, sem falar na falta de boas atrações na maioria dos programas do “Xuxa Meneghel”.

O programa pecou em vários aspectos, recebendo de um telejornal, enfrentando programas e atrações consolidadas na Globo e SBT e por fim, o talk show era fraco para o horário noturno e competitivo da segunda-feira de noite.

Alguns programas se deram muito bem na audiência, por exemplo, quando recebeu humoristas como Tirulipa, Tiririca e artistas de sucesso e com entrevistas polêmicas.

A Record planeja em 2017 exibir o "Xuxa Meneghel" nas tardes dos sábados, antigo horário de Xuxa na TV Globo. Ela irá concorrer com o "Sabadão" com Celso Portiolli (possibilidade) no SBT e Angélica (Estrelas) e Luciano Huck (Caldeirão do Huck) da TV Globo.

É um horário que a loira pode se dar bem, porém precisa reformular o programa, trazendo atrações interessantes, grandes artistas e apostar nas externas (ponto alto do programa).




Por Elthon Ribeiro
Twitter: @elthonfribeiro