segunda-feira, 19 de março de 2018

#Crítica: Record TV precisa melhorar a sua programação para garantir maior audiência


A Record TV mudou a programação durante a semana, os fins de semana, estreou novos programas, trouxe reprises de sucessos. Porém, ainda continua perdendo para o SBT em alguns horários, será falta de estratégia? Concorrência acirrada?

Vamos analisar... Primeiro, as manhãs da emissora, a programação jornalística começa às 6h da manhã recebendo da Igreja Universal, poderia iniciar às 5 da manhã com reprise do Jornal da Record da edição anterior ou um novo telejornal em rede com bancada. O apresentador Bruno Peruka é bom, comunica-se bem, o telejornal que ele comanda está mais ágil, novos quadros, mas ainda perde para o SBT que exibe o "Primeiro Impacto".
E se o dia começa mal, a manhã toda é "prejudicada". Somente por volta da 1 da tarde que vemos a Record TV deslanchar e disputar o primeiro lugar com a TV Globo através do "Balanço Geral SP" com Reinaldo Gottino, Fabíola Reipert e Renato Lombardi. 
Após o fim do programa, a emissora exibe reprise de novelas, "Cidade Alerta" e "Os Dez Mandamentos" que garantem a vice-liderança. Mas quando inicia "Apocalipse", a emissora volta para o terceiro lugar e muitas vezes só no outro dia alcança a vice-liderança.
Nos fins de semana, a briga é mais intensa e a Record TV pena para ficar em segundo lugar contra o SBT. A grade da emissora está equivocada, cheio de reprises  e falta de programas de potencial.

A grade de programação aos sábados poderia ser esta:
06h30 The Love School
07h30 Fala Brasil - INÉDITO
09h Esporte Fantástico
10h Hoje em Dia - games, provas radicais, viagens
12h Balanço Geral - INÉDITO e ao vivo
14h30 Cine Aventura
16h15 Programa de auditório estilo antigo O Melhor do Brasil
19h15 Jornal local
19h45 Jornal da Record
20h30 Cine Record Especial
22h15 Programa da Sabrina
01h IURD

Aos domingos, reformular as manhãs, voltar com a duração antiga do "Domingo Show" com novidades e investimentos.

07h Record Rural
08h Record Kids: filmes, desenhos infantis, seriados inéditos
11h Domingo Show - AO VIVO
15h30  Hora do Faro
19h30 Domingo Espetacular - novos cenários, apresentadores, novos quadros, reportagens investigativas.
23h15 Tela Máxima
01h15 IURD 

Algumas mudanças provocariam aumento da audiência, e com novos investimentos poderiam agregar qualidade e novos anunciantes irem para a emissora.




Clique na foto e siga o Portal no Instagram


Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ex- bolsista de iniciação científica do PIBIC/CNPq/UEPB entre 2015 e 2016. Aluno bolsista de apoio técnico da Rede CEDES PB em parceria com o Ministério do Esporte e Universidade Estadual da Paraíba (2016 a 2017). Integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq): Jornalismo e Mobilidade (MOBJOR). Atualmente tenho desenvolvido pesquisas nas áreas de Telejornalismo, TV, Jornalismo, Religiosidade, Comunicação e Educação.Email: thon.ferreira@hotmail.com.  Twitter:@elthonribeiro