segunda-feira, 7 de julho de 2014

#CrônicaDaTV: #JoséDoEgito vai salvar a audiência noturna da Record?


Angelo Paes Leme é José em fase adulta na minissérie José do Egito

Sem uma grade noturna de peso, a Rede Record escolhe o caminho das reprises e pode dar um tiro nos dois pés.

Depois de transformar o horário do fim de noite e um festival de reprises de filmes que não dão audiência, por falta de programação própria e assertiva. A Record convoca José do Egito, o melhor trabalho da teledramaturgia do canal, para tentar salvar a audiência noturna.

O público neste horário trocou mesmo de canal e tem sido difícil encontrar algo que chame a atenção e traga de volta o telespectador das novelas da Record e outros programas noturnos.

Desde Máscaras, de Lauro César Muniz, a Record vem tentando uma re-retomada na teledramaturgia, e nada surtiu efeito ainda. Grades erradas, horários trocados, e muito jornalismo para pouca notícia. São alguns dos muitos fatores que levaram o público a debandar.

Seria José do Egito a melhor escolha do canal para elevar a audiência?
É mesmo uma escolha inteligente reprisar uma minissérie no mesmo ano em que estreou?
Isso vai atrair ou afastar ainda mais o público?

Se a intenção seria elevar os índices de Vitória, que hoje é a novela de menor audiência da Record, por que colocar a minissérie depois da novela?

Essas e outras questões precisam ser revistas pela direção do canal.

Que José do Egito é um primor isso é fato. Até a concorrência se viu obrigada a se curvar a esse belo trabalho. E digo mais, até a mídia que sempre trabalha para “detonar” a Record, se viu no dever de “rasgar” elogios à minissérie que foi a mais completa em termos de texto e produção. Mas por que esqueceram de Vitória?

O telespectador que não é bobo, já começa a questionar: Por que fazer tanta divulgação com re-chamadas e deixar em segunda opção a novela inédita e que é uma boa novela com um enredo bem elaborado como é o caso de Vitória?

Vamos aguardar a reestreia da melhor minissérie bíblica que a Record já produziu e ver como a audiência vai se comportar.

Aguardaremos cenas do próximo episódio dessa odisséia desvairada na grada da Rede Record noturna que está mais perdida do que nunca.