sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Análise dos jornais policiais da Record


Luiz Bacci há alguns meses nas manhãs da Rede Record, vem se destacando no horário, fazendo com que a TV Globo estique a duração do Bom Dia Brasil. Ele recebe com 0.1 às 6 da manhã e alcança 8, 9* pontos no IBOPE na Grande SP, liderando diversas vezes. Concorre com o “Bom Dia SP” e o “Bom Dia Brasil” da Globo e com o “Primeiro Impacto”, “Carrossel Animado” e “Mundo Disney” do SBT.

Bacci apresenta o “Balanço Geral  SP Manhã” para São Paulo das 6h até 6h30, o “Balanço Geral Manhã” para as emissoras próprias e São Paulo das 6h30 até 7h30 e depois o “SP no Ar” com as notícias do trânsito, flagrantes, links, reportagens especiais de São Paulo das 7h30 até 8h55, entregando para o “Fala Brasil”.

Em 3 horas de programa diário, Luiz Bacci com o se jeito dinâmico, traz as notícias do dia, as reportagens policiais, giro de notícias, flagrantes, conversa e interage com os repórteres e o público, brinca, fala sério e discute diversos assuntos. Para sustentar tamanho tempo, às vezes recorre a reprises de reportagens já exibidas pela emissora no Domingo Espetacular, Jornal da Record e Cidade Alerta.

A única sugestão seria receber convidados no estúdio e investir mais em reportagens exclusivas. O resto, a audiência mostra e cresce a cada dia em São Paulo.

Foto: R7.com
Ao meio dia, Gottino, junto com Renato Lombardi comanda o “Balanço Geral SP Tarde”, com 2h45min de duração, o programa não cansa. Tem espaço para os intervalos, as notícias policiais, interação com o público, os comentários dos apresentadores, reportagens especiais, denúncias e outras notícias do dia. E das 14h até 14h45, vem o “Hora da Venenosa” para aliviar a carga pesada do jornalismo policial, político e investigativo do programa, com brincadeiras, fofocas e notícias dos famosos, com a participação de Fabíola Reipert.

O programa cresce a cada mês, e recebe com 4, 5 pontos do Hoje em Dia e chega a 13 pontos* no final do programa. Concorre com o “SPTV”, “Globo Esporte SP”, “Jornal Hoje”, “Vídeo Show” da TV Globo e com o “Bom dia e Cia”, “Usurpadora” e “Fofocando” do SBT. Alcançou a liderança durante dois dias contra o Jornal Hoje e há 10 meses ganha do Vídeo Show da Globo.
Parabéns Gottino, Lombardi, Fabíola e toda a equipe!

Foto: Record Minas

No fim do dia, entre 16h45 e 19h45 vem o Cidade Alerta com Marcelo Rezende. O telejornal policial tem uma duração longa, sendo exibido “parcial” às afiliadas, pois a Record abre espaço para exibir notícias locais entre 18h e 19h45. 


A primeira crítica é focar apenas em casos do Rio de Janeiro e São Paulo, e abusar das reprises. Sem falar no sensacionalismo, notícias de morte e etc. O programa é inteiramente policial, raras as vezes, traz um convidado ou fala sobre outro assunto. Destaque para o “Patrulha do Consumidor” com Celso Russomano que trata de denúncias contra o direito do consumidor.

O programa poderia ser menor, com 2h de duração e focar em prestação de serviço, notícias diversas, debates, denúncias e reportagens exclusivas e próprias. De vez em quando, com Bacci na apresentação, o programa fica mais dinâmico e interessante, mas o atual formato precisa ser modificado, pois desde 2012, poucas mudanças tiveram e o público, uma hora cansa.
A audiência oscila entre 7 e 10 pontos* na Grande SP, nas afiliadas a audiência é menor, outras perde para SBT. 

Aos sábados é exibido o "Cidade Alerta Especial", sendo apresentado por Luiz Bacci, Fabíola Gadelha ("Rabo de Arraia") ou Gottino. Reprisa as melhores reportagens da semana e traz as notícias do sábado. É exibido das 17h30 até 19h45 para todo o Brasil. O programa é mais curto e dinâmico, conta com links de todo o país.

Luiz Bacci no "Cidade Alerta Especial"
Foto: Na Telinha

*Cada ponto equivale a mais de 69.000 domicílios e 197.000 pessoas na Grande SP.

Por Elthon Ribeiro
Twitter: @elthonfribeiro